Fora do Brasil, é muito comum incluir em seu currículo uma cover letter. Que, nada mais  é  do que uma carta de apresentação que normalmente antecede e acompanha o seu currículo.

Nesta carta, fale um pouco de você, explique o objetivo de aplicar para aquela determinada empresa ou cargo, destaque algumas de suas experiências e habilidades relacionadas à aquele trabalho ou posição e, aproveite para solicitar uma oportunidade de conhecer pessoalmente o seu empregador ou responsável por esta contratação.

Como a primeira impressão é sempre muito importante, lembre-se que esta carta não vai estar apenas apresentando suas características ou conquistas mas também vai revelar como você se comunica.

O conteúdo, formato e o “tom” devem estar adequados à posição e a sua personalidade. Peça, quando possível, à pessoas que já passaram por este processo que avaliem sua cover letter.

Embora alguns detalhes elevem a qualidade de uma cover letter, as sugestões a seguir podem, de uma forma geral, ser muito útil.

  1. Tente concentrar as informações da sua cover letter em apenas uma pagina.
  2. Avalie as necessidades do seu empregador, ou cargo, e as suas habilidades. Encontre e valorize algo em comum entre elas.
  3. Adeque sua cover letter para cada oportunidade de trabalho, demonstrando algum conhecimento sobre a empresa ou posição que está pleiteando.
  4. Escreva de forma madura e clara, evitando jargões e sentenças longas. Use verbos na voz ativa, transmitindo otimismo, entusiasmo com respeito e profissionalismo.
  5. Sem exagero, demonstre sua personalidade.
  6. Organize seus parágrafos sempre em torno de uma ideia principal.
  7. Em seu parágrafo de abertura exclareça o motivo que te levou a escrever a cover letter para esta empresa ou posição.
  8. Defina o cargo ou posição que gostaria de atuar e caso tenha algum título, aqui é o momento de demonstrá-lo.
  9. No segundo ou terceiro parágrafo, destaque os pontos chaves do seu currículo que pode estar em anexo.
  10. Desperte a curiosidade do leitor mencionando pontos importantes para a posição que você está aplicando.
  11. Sugira como suas experiências e cursos anteriores se encaixam aos requisitos da vaga ou de um determinado cargo. Demonstre como você pode contribuir para o sucesso desta empresa.
  12. Sua cover letter deve completar e nao reafirmar o seu currículo.
  13. Em seu parágrafo final, educadamente mostre atitude e solicite uma entrevista quando conveniente ao empregador.
  14. Expliquei que informações extras (como currículo, portfólio, artigo publicado e etc.) estão ou estarão sendo enviadas em anexo ou posteriormente e como o empregador pode obtê-las.
  15. Encerre sua carta com um agradecimento e demonstre que você aguarda um contato de retorno.
  16. Recomenda-se que cada cover letter seja especifica a um cargo ou empresa.

Caso escolha imprimir sua carta, lembre de usar um papel de boa qualidade e colocar muita atenção na edição. Sua carta deve estar livre de erros de pontuação, gramaticais e ortográficos. Antes imprimir ou aplicar revise sua cover letter quantas vezes achar necessário e, boa sorte estamos torcendo por você.

2201 – 250 Yonge Street

Toronto , On M5B2L7 Canada

+1 647-700-569
+1 647-700-5691
Alaia Education
 0800-5911-029