Hoje vamos falar sobre alguns hábitos que no Canadá  podem nos parecer estranhos.

Como todo brasileiro que chega aqui pela primeira vez, eu também notei alguns hábitos  que me causaram certa estranheza no início.

Lembramos que a multiculturalidade deste pais não faz deste post uma “regra” afinal onde você for se hospedar ou com seus amigos mais próximos tudo pode ser diferente.

Cordialidade é regra por aqui!

Se você estiver andando na rua, e por acidente esbarrar em alguém, muito provavelmente essa pessoa irá te pedir desculpas. Quando neste caso você e quem deveria se desculpar. Canadenses têm um senso de cordialidade e respeito muito desenvolvido.

Palavras como “por favor” e “sinto muito” devem fazer parte do seu vocabulário diariamente e com todas as pessoas.

É frequente ouvir alguém elogiando a prestação de serviço feita por funcionários de empresas de transporte público por exemplo.

A cordialidade é algo muito praticado entre os Canadenses. Esse é um ótimo hábito para ser incorporado aqui no Brasil, você não acha?

Forma de cobrir a boca e o nariz ao espirrar.

Os Canadenses se importam com o bem estar social. O que podem passar despercebidas por nós, como o simples fato de espirrar por exemplo.

Aqui costuma-se cobrir a boca e o nariz com a dobra do cotovelo ao espirrar, isso evita que você contamine a sua mão que irá tocar em alimentos e em outras pessoas posteriormente e por consequência evita a disseminação de alguma doença.

Tirar os sapatos ao entrar em casa.

Um hábito muito frequente no Canadá é o de se tirar os sapatos, e permaneça com as meias, antes de entrar em casa. Durante o inverno esse hábito pode até fazer mais sentido, já que a sola das suas botas vão trazer sempre a neve e o sal grosso, colocado em muitos lugares para ajudar a derreter a neve, mesmo assim este hábito e obedecido durante o ano todo.  Portanto se for convidado para visitar a casa de alguém, já sabe hein, afinal de contas costume é costume não é mesmo?

17h00 – Chegou a hora de jantar!

Isso mesmo! No Canadá as pessoas têm o hábito de jantar entre 17h00 e 18h00.

O que para nós seria apenas o horário de um lanche, ou cafezinho da tarde, para eles é hora de comer para depois descansar.

Alguns brasileiros podem sentir dificuldade com este costume por ter que se acostumar a jantar enquanto o sol, no verão, ainda está brilhando.

Roupa passada

Não estou dizendo que aqui todos andam amarrotados. As roupas e os produtos de limpeza são feitos para que as peças de vestuários amassem o menos possível.

Seria um sonho?

O Canadense tem o hábito de secar suas roupas em secadoras, ao tirar suas roupas da secadora você vai perceber que estas já saem “passadas”.

Uma dica muito legal que podemos te dar também é que caso você traga roupas feitas no Brasil para cá, tome cuidado ao secá-las aqui, como no Brasil não há este costume as roupas feitas aí, podem encolher aqui.

Para que isso não aconteça, evite trazer roupas feitas 100% em algodão e quando for secar suas roupas, escolha sempre a opção “permanent press” ou “low heat” e não vá deixar tempo demais ok?

Canadenses se tornam britânicos quando o assunto é pontualidade.

Sabe aqueles 15 minutos de tolerância que estamos acostumados no Brasil?

Os Canadenses costumam ser muito pontuais em seus compromissos. Principalmente para reuniões e consultas que neste caso recomenda-se chegar uns 10 minutos antes do horário.

Não é de bom tom no Canadá por exemplo chegar a uma festa ou especialmente um jantar nem 10 minutos depois da hora marcada. Isso mesmo!

Se você tem problemas para cumprir seus horários, melhor se preparar para algumas situações de embaraço por aqui. Atrasos não são nada bem vistos.

Flertar pode não ser tão simples assim no Canadá.

Tá legal. A gente sabe que não está fácil pra ninguém.

Arrumar um crush é tarefa difícil mesmo.

No Canadá porém, esta tarefa pode ser um pouquinho mais complicada que o normal.

Acontece que o Canadense de modo geral é mais reservado quando o assunto é encontrar um parceiro.

Antes de tentar algo mais ousado como um beijo por exemplo, ele quer se certificar que está pisando em terreno seguro. É comum que antes do primeiro contato, hajam várias mensagens de texto trocadas, muito assunto a ser discutido, alguns encontros em cafés ou parques  para somente após isso POSSIVELMENTE rolar algo.

Lembre, aqui paciência e tudo.

Se nao for seu amigo, nada de abraços ou “beijinhos”.

Se para paquerar o Canadense é meio travado, o simples fato de cumprimentar um conhecido não seria diferente.

Nosso sangue latino faz com que achemos normal cumprimentar alguém que acabou de se conhecer com beijo no rosto (ou até 3 em algumas partes do Brasil).

Aqui no Canadá é um aperto de mão e olhe lá.

Ao que parece, o Canadense gosta de ter seu espaço respeitado. Fique atento!

Bem, como em cada parte do globo, cada região tem sua particularidade e seu costume. É isso que faz com que uma experiência de intercâmbio seja tão rica e valiosa.

O segredo portanto é praticar a observação. É como diz o ditado. Em Roma, faça como os Romanos.

Até a próxima!

2201 – 250 Yonge Street

Toronto , On M5B2L7 Canada

+1 647-700-569
+1 647-700-5691
Alaia Education
 0800-5911-029