Canadá
Dúvidas  Frequentes
Dicas
Como é o clima no Canadá?
– O Canadá possui as quatro estações muito bem definidas, e acredite, você vai se apaixonar por cada uma delas. As temperaturas podem variar de 35ºC, no verão, a – 30ºC, no inverno, isso muda de acordo a estação e região.

– As costa da Colúmbia Britânica tem o clima mais temperado por conta das correntes de ar quentes e úmidas do Oceano Pacífico. Nas planícies centrais da América do Norte, que vão das Montanhas Rochosas até os Grandes Lagos, há invernos frios e verões quentes. Na região dos Grandes Lagos, a temperatura média diária chega aos 20ºC. As temperaturas mais amenas são comuns na primavera e no outono.

O que devo fazer para estudar no Canadá?
– Quando você é assessorado pela nossa equipe o processo é bem simples. O mais importate é entrar em contato conosco para receber as primeiras orientaçoões.
Posso estudar Inglês e Francês ao mesmo tempo?
– Sim. Vale lembrar que há cidades no Canadá onde você consegue ter acesso a estes dois idiomas ao mesmo tempo com mais facilidade. O recomendado aos estudantes apaixonados por estes idiomas é dedicar uma temporada em uma cidade estudando apenas inglês e realizar o mesmo para estudar francês. Seu contato com o idioma vai ser mais intenso e de quebra você vai conhecer duas regiões diferentes do Canadá.
Alaia oferece intercâmbio para outros paises ou apenas para o Canadá?

– Oferecemos SIM intercâmbio para outros paises como: Inglaterra, Estados Unidos, Australia, Irlanda, Malta, Africa do Sul e etc.

Acomodação
Posso escolher minha Homestay? O que esperar da minha Homestay (casa de família)?

– Não. Infelizmente não é possível escolher a nacionalidade da família, localização da casa e etc. O que sim é possível ecolher é se você gostaria de se hospedar em uma casa com crianças ou animais de estimação.

– Pessoas solícitas e acostumadas a recepcionar estudantes do mundo todo. Casa próxima ao metrô ou ponto de ônibus. Orientação de como usar eletrodomésticos, máquina de lavar e secadora. Alguém para te explicar como usar o transporte público para ir e regressar da escola e um ambiente limpo, relaxado e confortável.

Qual a distância/tempo entre a homestay e a escola?
– Em transporte público, esta distância normalmente varia entre 30 e 50 minutos.
O que está incluso na homestay?
– Quarto individual ou compartilhado, conforme sua solicitação;

– Duas (cafe da manha + jantar) ou três (cafe da manha + almoço + jantar) refeições por dia;

– Internet (pode haver custo adicional);

– Lavanderia.

O que não está incluso na homestay?
– Artigos de higiene pessoal (como toalhas, shampoo, condicionador e etc);

– Transporte privado ou passe para o transporte público;

Ligações DDI (longa distância);

– Refeições “diferenciadas” (sem lactose, glúten, alimentos orgânicos, vegetarianos e etc).

Minha homestay vai estar em um bairro seguro? Como estas casas sao selecionadas?
– Todas as casas de família estão localizadas em bairros e ambientes seguros;

– A casa deve estar limpa e sempre em condições de habitação;

– Os gerentes de habitações sao os responsáveis pela seleção das casas e famílias que poderão atuar como homestay no Canadá. Através de entrevistas, visitas, checagem de antecedentes criminais e cumprimento de todas as normas a casa e seus responsáveis recebem a permissão para atuarem neste segmento;

– Durante a seleção, são priorizadas famílias extrovertidas, comunicativas e receptivas.

Pagamento
Como posso pagar o meu intercâmbio? Posso parcelar este valor? Tenho que dar um valor de "entrada"?

– Buscando reduzir ao máximo todas as despesas administrativas como: valores cobrados pelos bancos para um envio e recebimento de remessa ao exterior, valor do IOF e variação cambial e taxas cobradas pelas operadoas de cartão de crédito/débito) seu pagamento deverá ser feito via transferência bancária à uma conta do banco Itaú, no Brasil mesmo. 

– Sim. Você pode parcelar o valor total do seu intercâmbio em quantas vezes quiser desde que quite 100% do valor 30 dias antes do início das aulas.

– Sim. Para que as escolas nos envie sua carta de aceitação (ducomento necessário para emissão do visto de estudo) realizando também a reserva da sua vaga na escola durante o período do seu intercâmbio 30% do valor total do seu programa deve ser pago como “entrada”. 

Como a agência é remunerada? Realmente não vou pagar nada por este serviço?

– Para o estudante este serviço é grátis. Quem nos remunera são as escolas que representamos. Você não vai pagar nada por este serviço. 

O que é a taxa administrativa?

– O valor da taxa administrativa, quando aplicado, cobre apenas custos operacionais, bancários, remessas internacionais e impostos que você teria igualmente caso fizesse tudo por conta própria. Na realidade, você teria gastos ainda superiores à taxa administrativa se optasse por realizar o processo diretamente com a escola, pois teria que arcar os custos de remessas internacionais, taxas de câmbio variadas, IOF, etc., sem contar o risco de enviar algum valor errado por não contar com variações cambiais, impostos internacionais e taxa do banco internacional. E, quando isso acontece o processo deve ser refeito e os custos aumentarão consideravelmente. Por isso é tão importante – e recomendado – que todo o processo seja feito com apoio de uma agência. Estamos acostumados com todo esse processo e sabemos como fazer isso com o menor custo possível.

Por que as escolas trabalham com as agências?
– As escolas buscam focar sua atenção e esforço em se destacarem como Escolas;

– Não é vantajoso, para elas, se envolverem com todo processo burocrático como matrículas, emissão de vistos, seguro saúde, passagem aéreas, dúvidas particulares de cada aluno e etc. Para que as escolas pudessem atender, como as agências espalhadas pelo mundo, seria preciso toda uma equipe que conheça o idioma, costumes e regras de cada região;

– Agências como a Alaia permitem à você acesso a um atendimento gratuito, especializado e em português. Além de sanar todas as suas dúvidas antes do embarque você recebe o suporte para todos os trâmites burocráticos que as escolas não teriam condições de oferecer.

Eu consigo fazer meu intercâmbio sem o apoio de uma agência?
– Claro, você consegue. Porém, fechando seu programa diretamente com a escola você vai pagar o mesmo valor que a Alaia te oferece ou as vezes um pouco mais, pois, algumas escolas oferecem valores promocionais disponíveis apenas para as agências. Sem contar que todas as  questões relativas à viagem como passagens aéreas, solicitação de visto, seguros, documentação e traduções, etc., teriam que ser feitas por conta própria e nestes assuntos a experiência é fundamental. Você pode achar que isso lhe economizaria uma alguma quantia. Isso, porém, não acontece.
Como vocês conseguem preços melhores que fechando diretamente na escola?

– O volume gerado pelo número de alunos enviados às escolas, nos permite oferecer melhores preços. Isso gera um benefício aos estudantes que economiza além de receber todo acompanhamento gratuitamente.

Pagando a vista tenho desconto? Posso pagar com cartão de crédito?

– Pagando à vista o valor do seu intercâmbio será o mesmo pois não cobramos absolutamente NADA além do que a escola cobra por cada matrícula. 

– Não trabalhamos com nenhuma operadora de cartão. 

Seguro Saúde
Quanto custa? O que devo fazer caso tenha que usar meu seguro saúde?

– Trabalhamos com uma seguradora que cobra CAD$1.60/dia e oferece uma cobertura de até CAD$ 5.000.000,00.

-Estar assegurado durante sua viagem é fundamental. Ao obter seu seguro saúde busque saber para qual número você deve ligar caso tenha que visitar um médico. Ao entrar em contato com a central de atendimento da sua seguradora, você será orientado a visitar um centro de atendimento ou diretamente um médico recomendado por eles.

– Lembre de coletar todos os documentos durante este processo. Algumas seguradoras podem posteriormente solicitar estes documentos para o seu reembolso.

– Em caso de emergência ligue sempre para 911.