Olá,

Desculpe se esse não é o local, mas como vejo que há um grande número de pessoas que ainda está planejando ir para o Canadá eu gostaria de deixar um breve texto contando a minha experiência até o momento.

Hoje, depois de mais de um ano e meio de planejamento, recebi meu visto de estudante pós-graduação e o visto de trabalho pra meu companheiro. Tenho as seguintes ponderações a fazer:

  • Para aqueles que acham que é fácil: não. Não é fácil e dá muito trabalho. São muitos documentos a preparar, tempo de estudo para ter uma nota boa no TOEFL, dinheiro para a documentação (aproximadamente R$2.500 + CAD$ 955 (dólares Canadenses). Isto fora dinheiro para levar e curso de nível superior (aí vai de cada um). Fiz curso na EC Toronto, e a consultora que me ajudou a escolher o curso foi a Paola Rossi da Alaia Education. Super indico.
  • Para aqueles que acham que é difícil: tem muita ajuda na internet, consultores que não exploram e serviços que não custam tão caros. Mas dá trabalho achar.
  • Para aqueles que acham que é barato: tudo é pago. Então é bom pesquisar e achar pessoas que indiquem quem faz bem e não cobram preços exorbitantes. Exemplo: Tradução juramentada: tive orçamento de CAD$ 330 e de CAD$115, para o mesmo documento (tenho e-mail de uns 3 tradutores só perguntar no privado). Use o Google. E pergunte e encontre referências.
  • Para os que acham que é caro: planeje. Tudo dá certo. Corte regalias (estou morando com meu marido a quase um ano com meus pais para economizar). Faça bicos. Busque algo que goste de fazer e procure aumentar sua renda. Venda o que não te agrega e não irá precisar. Planeje suas viagens com tempo para economizar. Aproveite seu tempo.

Dicas:

  • Para os exames médicos do visto fiz na cidade de Belo Horizonte com a Dra. Juliana. Pessoa incrível. Expliquei meu problema e me ajudou. Não moro em BH, sou de Cuiabá- MT. Precisava de tudo muito rápido por conta do curto período que estaria na cidade. A secretária dela foi um anjo. Super recomendo.
  • Consultora dos documentos (despachante) tive o suporte da Maria João, só tenho e-mail, simples e direta. Sem enrolação.
  • Para quem vai usar do serviço dos VACs / VFS Global: só tenho a reclamar. Site sem informações concretas e nenhuma resposta a e-mails (resposta efetiva, não auto-resposta genérica). Até o momento meu passaporte no sistema de rastreio deles está em São Paulo, e já está na minha casa. Reclame. Use o formulário do cic.gc.ca e abra reclamações. Não sei se resolveu, mas foi o que fiz. Tempo entre o envio do passaporte e retorno: 18 dias. Lembrando que teve um feriado no meio. Código de rastreio do Correio que recebi deles pelo e-mail não funcionou.

No mais agora só aguardar a data de embarque e começar os estudos. College, escolhi a George Brown. Mais para frente deixo um relato sobre os seguintes passos: encontrar um lugar para ficar por longo período e sobre o college.

Abraços,

Paulo Roberto

Gostou deste post? Em nosso link para orçamentos insira o código promocional PRBC19TO e ganhe descontos.

2201 - 250 Yonge Street
Toronto, On Canada
M5B 2L7

info@alaiaedication.com

T: +1 647-700-5691 Canada
T: +3 53834601467 Ireland

Follow us:

   

Support in:

  

Schedule your meeting

 

Partners